Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara inaugura exposição pelo centenário da Academia Brasileira de Ciências

Mostra está aberta ao público até 29 de maio, no Salão Negro do Congresso Nacional

18/05/2016 - 22:11  

Cid Queiroz
Comemoração dos 10 anos da Academia Brasileira de Ciências em 18 de maio de 2016
A exposição traz uma linha do tempo, por meio da qual os visitantes poderão conhecer as principais descobertas da ciência no Brasil e no mundo

A Câmara dos Deputados inaugurou, nesta quarta-feira (18), exposição comemorativa do centenário da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Aberta ao público em geral de 18 a 29 de maio, a mostra interativa reúne sete painéis que contarão um pouco da história da ABC, no Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília.

Falando em nome do presidente na solenidade de abertura, o 4º secretário da Câmara, deputado Alex Canziani (PTB-PR), ressaltou a importância da ciência para o desenvolvimento econômico do País. Canziani, que é presidente da Frente Parlamentar da Educação, lembrou que o Brasil celebrará o Biênio da Matemática Gomes de Sousa, a fim de marcar a realização em território nacional da Olimpíada Internacional de Matemática, em 2017, e o Congresso Mundial de Matemáticos, em 2018.

O presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, salientou que, nos seus 100 anos, a entidade participou dos eventos mais marcantes da história brasileira e esteve na origem da criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ele defendeu que o País aumente os investimentos em ciência e tecnologia dentro dos padrões adotados na Europa (3% do PIB), na Coreia do Sul (4%) e na China (que deve chegar até 20120 a 2,5 % do seu PIB).

Exposição
A exposição funciona como uma linha do tempo científica, em que os visitantes poderão conhecer também as principais descobertas da ciência brasileira e mundial e o desenvolvimento das instituições e políticas do setor desde 1916, ano de criação da ABC. A mostra possui vídeos e fotos ilustrativos sobre os períodos abordados, além de um painel especial com 18 cientistas brasileiros de destaque que contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Uma das principais atrações da exposição será um e-book interativo voltado para crianças. Elas aprenderão sobre cientistas criativos do Brasil de forma lúdica, por meio de jogos, ilustrações e filmes de animação produzidos pelo Canal Futura e pelo Sesi.

Histórico
A Academia Brasileira de Ciências (ABC), fundada em 3 de maio de 1916, é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, com o objetivo de dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do País, a interação entre os profissionais brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações.

A ABC recebe contribuições de seus membros individuais e corporativos e apoio financeiro de agências governamentais. Com um quadro atual de pouco mais de 700 membros no total, a Academia Brasileira de Ciências é uma das mais antigas e renomadas associações de cientistas no País.

Da Redação - MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.