Ciência, tecnologia e Comunicações

Começa reunião da CPI dos Crimes Cibernéticos para votação do relatório final

04/05/2016 - 10:19  

Assista ao vivo

Acaba de começar a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos para a votação do relatório final do deputado Esperidião Amin (PP-SC). Sete destaques foram apresentados ao parecer, todos para suprimir pontos do texto.

Os pontos mais polêmicos são dois projetos de lei, incluídos no relatório: um que trata da possibilidade de bloqueio de aplicativos e sites que veiculem conteúdo ilegal; e outro que trata da retirada, por provedores de internet, sem necessidade de nova decisão judicial, de conteúdos iguais a outros que já tiveram a retirada determinada pela Justiça.

O relatório final da CPI também prevê duas Propostas de Fiscalização Financeira e Controle para que a Câmara fiscalize, com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e recomenda a apreciação de várias propostas que já tramitam na Casa.

A CPI também faz indicações para outros órgãos do governo para o combate desse tipo de crime e pede investigação das empresas Facebook, Twitter e Yahoo, por supostos crimes contra a ordem tributária.

A reunião ocorre no plenário 9.

Mais informações a seguir

Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.