Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara divulga resultado da seleção para oficina Pequenos Hackers

28/04/2016 - 11:43  

O Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados realiza, nesta sexta-feira (29), mais uma edição da oficina Pequenos Hackers, desta vez voltada para jovens com idade entre 10 e 12 anos. Foram selecionados 10 participantes, oito meninos e duas meninas, que vão receber noções de cidadania e de programação de computadores de uma maneira simples e divertida.

Para garantir a vaga, eles participaram de uma promoção em que, com um vídeo de até um minuto, responderam a pergunta: o que a democracia tem a ver com tecnologia? As vagas remanescentes foram sorteadas entre os demais interessados.

O desafio é aprender a fazer um joguinho usando as plataformas Scratch (https://scratch.mit.edu/) e CodeStudio (https://studio.code.org/). As crianças vão trabalhar com a lógica de programação de uma maneira visual e será possível entender o raciocínio usado sem precisar entrar na linguagem de programação propriamente dita.

Durante a construção do jogo, os participantes também serão apresentados a uma série de perguntas e respostas sobre o funcionamento da Câmara dos Deputados, como uma forma de interligar conhecimentos de cidadania e atuação legislativa às noções de computação. A brincadeira é avançar por um labirinto, respondendo pergunta a pergunta. Quem não acertar a resposta volta algumas casas e tenta de novo até entender o processo.

Jogo online e circuitos
Esta é a terceira edição da oficina Pequenos Hackers. Em março, o LabHacker, em parceria com o Plenarinho (www.plenarinho.gov.br) – o site infanto-juvenil da Câmara - realizou um grande debate para a idealização de um jogo online de representatividade e cidadania, que está sendo construído com as sugestões dos próprios jovens.

Em setembro do ano passado, foi realizada a primeira edição do evento, em parceria com o Brasília Fab Lab, uma rede mundial de laboratórios de fabricação digital criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Crianças entre 6 e 10 anos se divertiram pra valer na oficina, brincando com dispositivos tecnológicos que trabalham conectividade e circuitos de forma lúdica.


Da Redação - MT
Com informações do LabHacker da Câmara dos Deputados

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.