Ciência, tecnologia e Comunicações

Laboratório Hacker quer ações para aproximar cidadãos do Legislativo

Medidas foram discutidas em evento que reuniu mais de 30 convidados de todo o País

05/04/2016 - 10:03  

O evento "Nós do Lab" do Laboratório Hacker da Câmara reuniu, na última quarta-feira (30), mais de 30 convidados, entre pesquisadores, ativistas sociais e especialistas em tecnologia. O objetivo é recolher sugestões para que a sociedade participe com mais interesse do dia-a-dia do Congresso. O coordenador do Laboratório Hacker da Câmara, Cristiano Ferri, falou a sobre a ideia de aplicar a lógica de jogos eletrônicos para dar uma nova roupagem à participação popular nas audiências públicas.

"A medida que participa mais você vai ganhando pontos. Depois, você ganha uma medalha. Daqui a pouco, você ganha uma medalha de um super participante, alguém que contribuiu com várias discussões na Câmara. Aí, a Câmara vai poder dar um prêmio para essa pessoa, trazer ela para cá para discutir numa audiência pública presencial com os parlamentares, ele ganhar um certificado, isso pode ser importante para a carreira dela. Então, é estimular essa nova cidadania que é muito mais do que ir lá e votar nas urnas", explicou Ferri.

O "Nós do Lab" também discutiu soluções para aprimorar o Portal e-Democracia (http://edemocracia.camara.gov.br), uma ferramenta de participação popular no processo legislativo. Uma delas é tornar o cidadão moderador dos debates. Cristiano Ferri explica que isso seria uma forma de incentivar o convívio entre opiniões divergentes, evitando polarizações.

"Em vez de a Câmara, ou os deputados moderarem essas discussões, a própria sociedade pode liderar essas discussões. Claro, com o que a gente chama de meta-moderação. A gente sempre fica olhando ali, se alguém não vai descambar para uma ação mais polarizada, ou uma ação mais violenta", disse.

Criado pela Câmara dos Deputados em 2013, na esteira dos protestos que tomaram as ruas em todo país, o Laboratório Hacker é um espaço permanente com o objetivo de aproximar o cidadão e o Legislativo. Ao contrário de especialistas que roubam senhas e divulgam fotos íntimas na internet, conhecidos como crackers, o nome do laboratório se baseia no trabalho dos hackers, que são os especialistas capazes de desconstruir sistemas ineficientes para reconstrui-los sob uma nova perspectiva. O Laboratório pode ser acessado pelo site www.labhackercd.net.

Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição – Mônica Thaty

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.