Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara lança aplicativo que reúne temas de discursos de parlamentares

26/11/2015 - 17:16  

Divulgação
Selo do projeto Retórica Parlamentar

A Câmara dos Deputados lançou o projeto Retórica Parlamentar. Desenvolvido pelo Laboratório Hacker e pelo Departamento de Taquigrafia da instituição, o aplicativo reúne os temas tratados pelos deputados em seus discursos no Plenário.

Retórica Parlamentar possibilita a visualização interativa dos assuntos tratados pelos deputados nos discursos proferidos durante o chamado “Pequeno Expediente” – primeira parte da sessão ordinária do Plenário, que é destinada a comunicações de parlamentares previamente inscritos. O conteúdo já está atualizado para acesso a discursos da atual legislatura.

Gráfico
O usuário do aplicativo – que também pode ser acessado por telefone celular do tipo smartphone – tem à sua disposição um gráfico formado por “bolhas”, em que cada uma delas representa um tema e sua relevância, analisados a partir da fala dos deputados. Dentro de cada “bolha” é possível verificar quais os deputados que abordaram o respectivo tema em seus discursos.

Ao clicar na foto do deputado, o usuário tem opção de acesso à página do parlamentar no Portal da Câmara – onde estarão disponíveis, além dos discursos, informações sobre projetos (de sua autoria e os que foram relatados por ele), votações, presença em plenário e nas comissões, gastos com a cota parlamentar e biografia parlamentar, entre outras.

O objetivo de ferramentas como o Retórica Parlamentar é aprimorar a relação entre o legislativo e a sociedade, por meio de tecnologias que promovam a participação cidadã e tornem a visualização dos dados do parlamento mais simplificada.

Da Assessoria de Imprensa

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.