Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão vai discutir neutralidade dentro do Marco Civil da Internet

06/10/2015 - 11:39  

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados realiza hoje audiência pública para discutir questões técnicas que serão utilizadas para delimitar exceções à neutralidade da rede, na regulamentação do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14). Entre os convidados estão o ministro das Comunicações e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista de Rezende. 

Aprovado no ano passado pelo Congresso, o marco civil define direitos e deveres de usuários e provedores de internet. As regras gerais previstas na lei já estão em vigor, mas agora o governo discute a regulamentação de pontos específicos da norma. O debate foi solicitado por meio de requerimentos dos deputados  Roberto Alves (PRB-SP); Eli Corrêa Filho (DEM-SP); Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP); JHC ((SD-AL); e Pastor Franklin (PTdoB-MG)

Um dos pontos mais polêmicos do texto é a chamada neutralidade da rede. Com ela, usuários terão acesso a conteúdos mais diversificados, impedindo efeitos de filtro de conteúdo que são hoje aplicados pelos grandes provedores de conteúdo.

O deputado Roberto Alves, um dos autores do requerimento para o debate, afirmou que a audiência vai ajudar a esclarecer dúvidas sobre a regulamentação da lei. "O objetivo da audiência pública é entender melhor como funcionaria a questão de dados abertos no Brasil, lembrando que, desde quando foram abertos os dados nos EUA, criou-se um clima tenso. Nós queremos saber porque até hoje não está regulamentado."

Prazo
Na última quarta-feira (30), a Comissão de Defesa do Consumidor debateu o assunto e os membros do colegiado manifestaram preocupação com o prazo para a regulamentação e efetividade da lei. Naquela audiência, debatedores defenderam que algumas exceções ao princípio da neutralidade da rede estejam definidas no regulamento, como o bloqueio de spams, que são mensagens não requisitadas pelo usuário e enviadas para um grande número de pessoas.

Foram convidados
- o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini;
- o presidente da Anatel, João Batista de Rezende;
- diretor-presidente do Serpro, Marcos Vinicius Ferreira Mazoni;
- o conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Demi Getschko;
- o presidente-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal, Eduardo Levy;
- o diretor-presidente da Associação Brasileira de Internet, Eduardo Fumes Parajo;
- o diretor-relator da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, Cláudio Lins de Vasconcelos;
- o vice-presidente da Motion Picture Association, Ygor Valério;
- o vice-presidente de Estratégia da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Leonardo Palhares; e
- o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Ronaldo Lemos.

A audiência ocorrerá no plenário 14, a partir das 14h30.

Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição - Adriana Resende

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.