Ciência, tecnologia e Comunicações

Premiação dos vencedores do Hackathon de Gênero e Cidadania será hoje

04/03/2015 - 08:45  

Divulgação
Hackathon 2014 - Gênero e Cidadania
Maratona de hackers ocorrerá durante toda esta semana no Salão Branco da Câmara.

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e o Laboratório Hacker realizam, nesta quarta-feira (4), a cerimônia de premiação das duas equipes vencedoras do Hackathon de Gênero e Cidadania.

O evento está marcado para as 19 horas, no Salão Nobre.

O Hackathon é uma maratona de criatividade tecnológica promovida pela Câmara. Esta edição teve o objetivo de criar aplicativos que contribuam para a redução da violência contra a mulher e o fortalecimento das políticas de gênero.
Os vencedores serão premiados com passagem e hospedagem para participar de um encontro sobre projetos de e-cidadania na sede do Banco Mundial, em Washington (EUA).

Premiados
Um dos vencedores, o programa "Minha Voz" foi selecionado entre oito propostas relacionadas ao tema "Violência contra a Mulher". Além de mapear os serviços públicos disponíveis para vítimas de violência do sexo feminino, o aplicativo conta com espaços para depoimentos e incentivo a denúncias. Os autores são Salete Silva Farias, Daniela Silveira Rozados da Silva e Rafael Reis da Silva, com colaboração de Camila Lainetti.

Já o programa "Dona Maria", também premiado, foi um dos 11 projetos ligados ao tema "Políticas de Gênero Relacionadas à Participação, Representatividade e Transparência". O aplicativo visa conscientizar a população sobre as desigualdades de gênero no processo eleitoral, inclusive no que diz respeito ao financiamento de campanhas, e promover uma rede de apoio a candidaturas femininas. Edmundo Matheus Santana, Isadora Forte Barros e Yves Henri Souto Maior Sales Bouckaert compõem a equipe que desenvolveu a solução.

Critérios
Organizado pelo Laboratório Hacker e pela Secretaria da Mulher da Câmara, o Hackathon de Gênero e Cidadania teve 165 participantes inscritos e 75 propostas de aplicativos.

Os 19 projetos apresentados ao final da maratona foram avaliados segundo os critérios estabelecidos no edital: interesse público, criatividade e qualidade técnica.

Mosaico Hackaton maratona hacker
Veja mosaico com reportagens sobre o tema do 2º Hackaton.

Aplicativos no ar
Na primeira edição do evento, em 2013, o objetivo foi aumentar a transparência do trabalho parlamentar e ampliar a compreensão do processo legislativo. Três aplicativos, entre os 22 projetos selecionados, foram vencedores e já estão no ar:

Meu Congresso: aplicativo que reúne informações sobre o mandato dos parlamentares e as empresas que receberam pagamentos relacionados à cota parlamentar;  

Monitora, Brasil: app para celulares que possibilita o acompanhamento da assiduidade dos deputados e dos projetos propostos, organiza rankings, lista de twitters e outras informações relativas ao mandato;

Deliberatório: jogo de cartas offline que simula o processo de discussão e deliberação das proposições na Câmara dos Deputados.

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.