Ciência, tecnologia e Comunicações

Divulgada lista dos 22 projetos selecionados para maratona hacker da Câmara

Em sua segunda edição, o Hackathon será realizado de 24 a 28 de novembro e vai abordar o tema Gênero e Cidadania.

21/10/2014 - 19:05  

Foram divulgados os 22 projetos que participarão da maratona hacker da Câmara dos Deputados (Hackathon de Gênero e Cidadania). O evento está em sua segunda edição e ocorrerá entre 24 e 28 de novembro.

O Hackathon teve 165 inscritos de todo o País e 75 propostas de aplicativos sobre os temas violência contra a mulher e políticas públicas de gênero e cidadania. Organizado pelo Laboratório Hacker e pela Secretaria da Mulher da Câmara, o evento conta com patrocínio do Banco Mundial.

Os 50 participantes selecionados para o evento virão a Brasília desenvolver os 22 projetos e interagir com parlamentares e servidores da Câmara. Ao fim da maratona, os projetos serão avaliados nos quesitos interesse público, criatividade, inovação e qualidade técnica.

Os autores dos dois projetos vencedores serão premiados com passagem e hospedagem para participar de um encontro sobre projetos de democracia digital na sede do Banco Mundial, em Washington (EUA).

Participação feminina
Dos 50 participantes selecionados, 25 são do sexo feminino, número muito superior ao da edição passada, quando apenas 3 mulheres fizeram parte do evento.

Dos 22 projetos, 13 propõem aplicativos para políticas públicas de gênero e cidadania. As propostas tratam de temas como visualização de dados sobre a participação feminina na política; análise de informações sobre a relação entre gênero dos candidatos e financiamento de campanhas; divulgação e mapeamento de pesquisas e projetos de tecnologia liderados por mulheres; e visualização e análise das decisões dos parlamentares em proposições sobre políticas de gênero.

Os nove projetos restantes tratam do tema violência contra a mulher. Entre as propostas, destacam-se aquelas relacionadas ao mapeamento das modalidades de violência sofridas pelas mulheres no País; a criação de ferramentas móveis para denúncia de violência contra mulheres, transgêneros e transexuais; e o desenvolvimento de aplicativos móveis que ofereçam informação, segurança e suporte a mulheres vítimas de agressão.

Confira a lista dos 22 projetos selecionados.

Da Redação – PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.