Ciência, tecnologia e Comunicações

Inscrições para a maratona hacker da Câmara começam nesta segunda

Os dois melhores projetos da maratona serão premiados com a participação em encontro sobre projetos de e-cidadania na sede do Banco Mundial, em Washington (EUA).

15/09/2014 - 18:39   •   Atualizado em 16/09/2014 - 17:45

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Primeira maratona hacker da Câmara dos Deputados, que convida programadores, desenvolvedores e inventores para criação de soluções web que visem à melhoria do processo legislativo
Hackers da primeira edição reunidos no Salão Branco da Câmara.

Estão abertas a partir desta segunda-feira (15), e prosseguem até o dia 3 de outubro, as inscrições para o Hackathon. Em sua segunda edição, a maratona hacker da Câmara, que ocorre de 24 a 28 de novembro, vai abordar o tema "Gênero e Cidadania".

Os participantes terão o desafio de desenvolver aplicativos que contribuam para reduzir a violência contra a mulher e fortalecer as políticas de gênero. A organização do evento é da Secretaria da Mulher da Câmara e do Laboratório Hacker (LabHacker), em parceria com o Banco Mundial.

A coordenadora da bancada feminina, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), acredita que as novas tecnologias reforçam a cidadania. "É muito importante que a gente utilize toda essa inovação tecnológica a serviço de reforçar a cidadania e a transparência no serviço público."

O Hackathon reúne hackers, programadores, desenvolvedores e inventores para criar projetos que transformem informações de interesse público em soluções digitais, acessíveis a todos os cidadãos. O objetivo é promover a ampliação da transparência dos dados públicos.

A deputada Jô Moraes acrescenta que as mulheres que moram em cidades de interior e que tem pouco acesso à informação serão as mais beneficiadas. "A vantagem concreta é para a mulher que mora no interior do Acre poder saber que no computador da casa dela, ela vai ter acesso a um programa que vai dizer a ela que direito ela pode ter, que serviço ela pode acionar e como ela pode, inclusive, fazer propostas."

Prêmio e inscrições
Os dois melhores projetos da maratona serão premiados com a participação em encontro sobre projetos de e-cidadania na sede do Banco Mundial, em Washington (EUA). A inscrição no evento, as passagens aéreas e a hospedagem serão patrocinadas pelo Banco Mundial.

As propostas devem ser inscritas necessariamente em uma das duas trilhas: Violência contra a Mulher ou Políticas de Gênero relacionadas à Participação, Representatividade, Transparência e Cidadania.

Podem se inscrever cidadãos de qualquer profissão, desde que saibam utilizar tecnologias para transformar informações de interesse público em soluções web. Serão aceitas propostas individuais ou de equipes composta por, no máximo, três integrantes. Em todas as equipes, pelo menos um dos componentes deverá ser do sexo feminino ou transgênero. Todos os inscritos deverão ser brasileiros e, no momento da inscrição, ter idade igual ou superior a 18 anos.

Não serão aceitas inscrições de pessoas que participem da organização do evento, nem que trabalhem ou prestem serviços para a Câmara ou para o Banco Mundial.

Seleção
A Comissão Organizadora do Hackathon de Gênero e Cidadania vai selecionar até 50 participantes, incluindo os individuais e as equipes. Os critérios de avaliação das propostas são o interesse público, a criatividade e a qualidade técnica.

No quesito interesse público, será avaliado se a proposta contribui para o combate à violência contra mulher ou para o fortalecimento das políticas de gênero. Em criatividade, se a proposta apresenta solução inovadora. Quanto à qualidade técnica, o atendimento aos parâmetros de usabilidade, acessibilidade, facilidade em ser compartilhado, copiado e executado por outras pessoas.

Rodadas virtuais
Até o dia 20 de outubro sai o resultado da seleção. Os selecionados podem participar das atividades pré-Hackathon, entre os dias 27 de outubro e 21 de novembro. A preparação inclui rodadas virtuais de discussão e apoio no desenvolvimento dos projetos e no uso de dados abertos disponíveis.

Durante a realização da maratona hacker, a Câmara dos Deputados vai custear as despesas da viagem até Brasília, como passagem aérea, hospedagem de quatro diárias na Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf), alimentação e traslado do alojamento até o local de realização do evento.

Os participantes deverão trazer computadores pessoais, pois a Câmara não fornecerá equipamentos.

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.