Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara inaugura hoje Laboratório Hacker

19/02/2014 - 10:54  

Veja reportagem sobre aplicativos desenvolvidos na Hackathon, primeira maratona hacker promovida pela Câmara.

A Câmara dos Deputados inaugura hoje, às 11h30, o Laboratório Hacker. A solenidade terá a participação do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves. O laboratório é um espaço aberto para programadores e desenvolvedores de informática que trabalham com software livre.

Hoje será dada continuidade ainda às palestras e debates sobre a temática hacker, com a participação de especialistas de todo o País. O evento será realizado das 9h às 19h no Laboratório Hacker, que fica no anexo 2 da Câmara dos Deputados, sala 172.

Ontem, servidores da Câmara se reuniram com dez ativistas hackers de todo o País para estabelecer a competência do laboratório, os objetivos e os projetos para este ano, além do plano de trabalho. Segundo a assistente de coordenação do LabHacker, Maria Raquel Melo, o laboratório pretende ser a ponte entre essas pessoas, os parlamentares e os servidores, para promover ações colaborativas para participação no processo legislativo.

"Normalmente as instituições divulgam e publicam seus dados de acordo com que elas julgam que seja de interesse da população. Nesse outro viés, a população usa esses dados da maneira que acha mais conveniente, da maneira que pode compreender melhor essas informações."

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2014/02/comapalavra-Ent.CristianoFerri-18022014.mp3' _fcksavedurl='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2014/02/comapalavra-Ent.CristianoFerri-18022014.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Ouça entrevista com o coordenador do laboratório hacker, Cristiano Ferri.

A criação do laboratório hacker foi aprovada pelo Plenário da Câmara, em dezembro do ano passado, para estimular a participação de cidadãos em projetos de transparência. O laboratório dá continuidade à experiência do Hackathon, a primeira maratona hacker promovida pela Câmara, no ano passado, para o desenvolvimento de aplicativos com o objetivo de aumentar a transparência do trabalho parlamentar e ampliar a compreensão do processo legislativo.

Veja aqui a programação.

Da Redação - DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.