Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão mantém limite de tempo para uso de créditos de celular

21/08/2009 - 20:34  

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática rejeitou por unanimidade, na última quarta-feira (19), o Projeto de Lei 7415/02, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que proíbe as empresas operadoras de telefonia celular de impor aos usuários de pré-pagos limite de tempo para a utilização de créditos ativados.

O relator na comissão, deputado Narcio Rodrigues (PSDB-MG), argumentou que, graças à grande competição entre as operadoras e à portabilidade regulamentada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em março de 2009, essa medida pode não ser necessária.

A resolução da Anatel que trata do tema (477/07), explicou o deputado, determina que os créditos tenham prazos de 90 e de 180 dias. Com a possibilidade de a empresa oferecer créditos com prazos menores ou maiores, de acordo com a livre oferta.

Custos de infraestrutura
Por outro lado, ressaltou Rodrigues, o prazo de validade dos créditos guarda relação com o custo de manutenção da infraestrutura e com a capacidade instalada de tráfego.

"Caso os créditos passem a valer por mais tempo, a operadora teria que redimensionar sua rede, o que implicaria novos custos e preços para os usuários como forma de reequilibrar a operação comercial", afirma.

O relator acredita que a consequência de uma mudança neste ponto é que os usuários passariam a arcar com o encargo financeiro adicional decorrente da não extinção dos créditos. "Por isso, consideramos uma proposição nesse sentido danosa aos consumidores", disse.

Ele lembrou ainda que, no caso da telefonia fixa, a Anatel já havia se pronunciado pelo prazo de validade dos créditos.

Narcio Rodrigues apresentou parecer pela rejeição do projeto e também das outras cinco propostas que tramitavam apensadas ao texto principal.

Tramitação
A proposta já havia sido aprovada pela Comissão de Defesa do Consumidor, na forma do substitutivo do deputado Celso Russomanno (PP-SP), que estabelece o prazo mínimo de um ano para a utilização dos créditos pré-pagos.

Como foi aprovado por uma comissão e rejeitado por outra, o projeto, que perdeu o seu caráter conclusivo, agora será votado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e também pelo Plenário da Câmara.

Notícias relacionadas:
Defesa do Consumidor aprova padrão para cartões pré-pagos
Comissão aprova prazo para crédito telefônico pré-pago
Comissão permite desbloqueio de telefone para emergências

Reportagem - Juliano Pires/SR

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta