Ciência, tecnologia e Comunicações

Seguridade aprova normas para laboratório que faz exame de DNA

21/08/2009 - 17:19  

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (19) a exigência de que todos os laboratórios que realizam exames de DNA humano sejam devidamente capacitados e aparelhados para analisar material genético.

A proposta foi aprovada na forma de um substitutivo apresentado pela relatora, deputada Bel Mesquita (PMDB-PA), ao Projeto de Lei 4097/04. O texto condensa dispositivos do PL 4097, que é de autoria do deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), e dos dois apensados1497, da deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), e 1505, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), ambos de 2007.

Segundo o texto, o laboratório de análise de DNA deverá estar apto a fazer os exames de determinação de paternidade, vínculos biológicos e doenças genéticas. No trabalho, deverá respeitar a legislação sanitária e as normas técnicas previstas pelo órgão fiscalizador da vigilância sanitária.

O projeto original determina que os laboratórios sejam certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e pela Sociedade Brasileira de Genética. Mas a relatora decidiu que o licenciamento deve estar a cargo da vigilância sanitária, que já cumpre o papel de fiscalização.

De acordo com o substitutivo, a expedição de laudos e resultados dos exames deverá ficar restrita a profissionais das ciências da vida humana (como médicos, biólogos e bioquímicos) devidamente especializados na área. Além disso, eles terão que ser, obrigatoriamente, funcionários ou sócios do laboratório.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Comissão obriga Estado a pagar exame de DNA em corpo carbonizado
Seguridade rejeita obrigatoriedade de exame de DNA no SUS

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta