Ciência, tecnologia e Comunicações

Aprovados oito canais digitais para TVs públicas

11/08/2009 - 16:35  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou há pouco a outorga de oito canais digitais, com largura de banda de 6 megahertz cada um, para emissoras de televisão do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do Supremo Tribunal Federal (STF), do Poder Executivo, da Radiodifusão Pública, da Educação, da Cultura e da Cidadania. A proposta foi aprovada em caráter conclusivo e segue para análise no Senado.

O texto aprovado é o substitutivo do relator na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Jorge Bittar (PT-RJ), ao Projeto de Lei 277/07, do deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE).

Pelo substitutivo, o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) deverá reservar permanentemente esses canais. Já o projeto original prevê que os interessados devem manifestar interesse ao órgão regulador em até cinco anos após a promulgação da lei para receber as concessões. Também segundo a proposta de Inocêncio, os canais iriam para Câmara, Senado, STF, Radiobrás, assembléias legislativas, câmaras de vereadores e emissoras educativas.

Democratização da informação
Para o relator da matéria na CCJ, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a proposta fortalece a "garantia de democratização da informação e pode assegurar a preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas na programação da televisão".

O deputado Regis de Oliveira (PSC-SP) havia pedido vista ao projeto no começo do mês passado, mas, após avaliar a proposta e o substitutivo, votou favoravelmente a elas. "Está perfeito", avaliou. "Está em perfeita consonância como os princípios da publicidade, eficiência e moralidade administrativa", afirmou.

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 277/2007

Íntegra da proposta