Ciência, tecnologia e Comunicações

Trabalho rejeita proteção para trabalhador em caso de automação

22/05/2009 - 11:15  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público rejeitou na quarta-feira (20) o Projeto de Lei 2902/92, do Senado, que trata da proteção do trabalhador em casos de automação. Foram rejeitadas também as oito propostas apensadas com suas respectivas emendas. O relator, deputado Vicentinho (PT-SP), argumenta que os efeitos mais pronunciados da automação foram sentidos nos anos 80 e já estão superados.

Hoje, para ele, a melhor maneira de enfrentar o problema é por meio da requalificação dos trabalhadores e, não pela oneração das empresas que adotam recursos tecnológicos para se tornarem mais competitivas.

Pelo projeto, as dispensas devidas a processos de automação devem ser qualificadas como demissão sem justa causa. O projeto ainda obriga as empresas em processo de automação a criar comissão paritária para negociar medidas de redução dos danos para os empregados e os sindicatos a instituírem centrais de reciclagem e recolocação da mão-de-obra afetada.

O governo federal, ainda conforme o texto, deve criar centros de pesquisa e comissões para requalificar os trabalhadores e incluir disciplinas sobre avanços da informática nos currículos do ensino fundamental e médio.

Todos os projetos apensados trazem medidas semelhantes - como proibição de demitir por causa de processos de automação, indenização em dobro nos casos em que as dispensas ocorrerem e obrigatoriedade de reabsorção pelas empresas dos trabalhadores substituídos pela mecanização.

Tramitação
O projeto, que tramita em regime de prioridade e em caráter conclusivo, segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Sindicalistas e empresários divergem sobre norma da OIT
Centrais sindicais entregam a Temer pauta de projetos prioritários
Especialistas defendem na Câmara ratificação de convenções da OIT

Reportagem - Maria Neves
Edição – Wilson Silveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta