Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão aprova recolhimento de cartões telefônicos usados

11/07/2008 - 18:28  

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou, na quarta-feira (9), o Projeto de Lei 2269/07, da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que obriga as companhias telefônicas a instalar receptores, ao lado dos telefones públicos, para depósito de cartões telefônicos já utilizados.

De acordo com a autora, a medida facilitará a coleta para a reciclagem e reduzirá os impactos ambientais, "considerando a grande quantidade de cartões telefônicos produzidos diariamente no Brasil". Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil possui mais de um milhão de telefones públicos espalhados nos mais de 5 mil municípios.

Alternativas simples
O relator da matéria, deputado Jorginho Maluly (DEM-SP), destacou que a produção mensal de cartões telefônicos alcançou, em 2003, a marca de mais de 60 milhões de unidades comercializadas. "Esses números atestam a importância da adoção de medidas que ofereçam ao cidadão alternativas simples para descarte dos cartões telefônicos, em benefício do meio ambiente", disse.

Para ele, a proposta "não onera em demasia as operadoras de telefonia e oferece uma importante contribuição para a preservação da natureza". Maluly apresentou apenas uma emenda, incluindo a expressão "serviço telefônico fixo comutado" ao texto original da proposta.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Proposta disciplina produção de cartões telefônicos

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2269/2007

Íntegra da proposta