Ciência, tecnologia e Comunicações

Horário de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul pode mudar

27/06/2008 - 18:52  

A Câmara analisa uma alteração no fuso horário válido para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A mudança, prevista no Projeto de Lei 3403/08, deixa os dois estados no segundo fuso brasileiro, caracterizado pela hora de Greenwich "menos três horas", que compreende todo o litoral do País, o Distrito Federal e vários estados do interior. Os dois estados passarão a ter, portanto, a mesma hora de Brasília.

A proposta do deputado Wellington Fagundes (PR-MT) altera o Decreto 2784/13. Atualmente, o terceiro fuso, caracterizado pela hora de Greenwich "menos quatro horas", compreende Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre.

Em abril deste ano, a Lei 11662/08 já modificou os fusos brasileiros, acabando com o fuso horário Greenwich "menos cinco horas" no território nacional, medida que alterou os horários no Acre e em parte do estado do Amazonas.

Adaptação econômica
Fagundes considera a mudança necessária para adaptação da região aos negócios e suas implicações para a economia nacional. O deputado citou os problemas que a diferença do fuso horário trouxe aos canais de televisão que levam imagem a Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

"A adaptação ao fuso local vem causando prejuízos às emissoras", destaca. O parlamentar afirma ainda que o público "também ficou prejudicado com a supressão de programas esportivos e a fixação de horários considerados muito tardios para determinados programas de gosto popular". "Isso torna a mudança ainda mais necessária por questões de ordem prática", afirma.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
CCJ aprova projeto que elimina 4º fuso horário do Brasil
Relatora proporá menos diferenças em fuso horário no Norte
Audiência defende limite de horário para programação de TV

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3403/2008

Íntegra da proposta