Ciência, tecnologia e Comunicações

Proposta permite acúmulo de minutos não usados em conta

14/03/2008 - 18:12  

A Comissão de Legislação Participativa apresentou projeto de lei que permite ao consumidor acumular pulsos ou minutos de sua franquia mensal para telefonia fixa. O objetivo é oferecer opção aos usuários para posterior aproveitamento do tempo não utilizado no mês faturado.

O PL 2722/07 é resultado de sugestão apresentada pela Associação Comunitária de Chonin de Cima (MG) e recebeu parecer favorável do relator da matéria na comissão, deputado Eduardo Amorim (PSC-SE). Na avaliação do parlamentar, "a proposta é convergente com os anseios dos usuários de serviços de telefonia". Entretanto, o relator fez alterações no texto sugerido, a fim de estender a possibilidade aos pacotes oferecidos pelas operadoras de telefonia celular.

Telefonia atual
O relator também sugere modificações para adequar o texto à situação atual da telefonia, que passou a operar apenas com o sistema de minutos e não mais de pulsos, extintos em julho de 2007.

Segundo a proposta, a cobrança da assinatura básica do usuário ficará suspensa enquanto o saldo de minutos acumulados for igual ou superior ao estabelecido na franquia mensal.

Tramitação
A proposta, que tramita em regime de prioridade, será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada pelo Plenário.

Notícias anteriores:
Comissão aprova acúmulo de minutos não usados em conta
1 milhão de pessoas pedem fim da tarifa básica de telefone
Comissão considera positiva mudança em fatura de telefone
Projeto cria consumação mínima na telefonia fixa
Deputado quer comissão especial para analisar telefonia

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2722/2007

Íntegra da proposta