Ciência, tecnologia e Comunicações

Proposta estende benefícios fiscais para rádio digital

07/02/2008 - 11:27  

O Projeto de Lei 2156/07, do deputado Bilac Pinto (PR-MG), estende os benefícios do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Equipamentos para a TV Digital (PATVD) aos transmissores de rádio digital.

O programa concede incentivos às indústrias de equipamentos para TV digital e de componentes eletrônicos semicondutores, além de definir normas para a proteção à propriedade intelectual das topografias de circuitos integrados. São beneficiadas as empresas que invistam em pesquisa e desenvolvimento e exerçam as atividades de desenvolvimento e fabricação de equipamentos transmissores de sinais para radiodifusão digital.

Redução de alíquotas
Entre os benefícios da Lei de Incentivo à Indústria de TV Digital (11.484/07), que instituiu o PATVD, está a redução a zero das alíquotas da Contribuição para o PIS/Pasep, da Cofins e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as empresas participantes. A redução é concedida no caso de venda no mercado interno ou de importação de máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos destinados à fabricação dos transmissores.

Ao sugerir a extensão dos benefícios aos transmissores de rádio digital, Bilac Pinto lembra que o parque de empresas que fabricam transmissores analógicos para rádio congrega uma dezena de produtores de porte razoável, que atendem a cerca de 90% da demanda brasileira por tais equipamentos e exportam para toda a América Latina. "Um dos elementos para viabilizar essa transição [para a rádio digital] é uma política que ofereça incentivos à pesquisa e ao desenvolvimento", argumenta.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Escolha de sistema de rádio digital gera polêmica

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2156/2007

Íntegra da proposta