Cidades e transportes

Executivo propõe criação de Universidade Federal do Pampa

20/09/2006 - 08:30  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7204/06, do Poder Executivo, que cria a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com sede na cidade de Bagé (RS). A nova universidade, segundo a proposta, terá como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, voltada para as áreas de vocação regional.
Além de Bagé, a Unipampa terá campi nas cidades de Jaguarão, São Gabriel, Santana do Livramento, Uruguaiana, Alegrete, São Borja, Itaqui, Caçapava do Sul e Dom Pedrito. Passam a integrar a nova instituição os cursos de todos os níveis, ministrados nos campi das universidades federais de Pelotas e de Santa Maria.
Os alunos regularmente matriculados nos cursos dessas universidades passarão automaticamente a integrar o corpo discente da Unipampa. Os cargos ocupados e vagos das duas instituições também passam para a nova universidade. O projeto cria ainda 400 cargos de professor da carreira do magistério superior
A implantação da Unipampa fica sujeita à existência de dotação específica no orçamento da União.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7204/2006

Íntegra da proposta