Cidades e transportes

Oeste paulista pode ganhar universidade federal

06/07/2006 - 13:01  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6747/06, do deputado Paulo Lima (PMDB-SP), que autoriza o Ministério da Educação a criar a Universidade Federal do Oeste Paulista, com sede em Presidente Prudente.
Paulo Lima afirma que há apenas três universidades federais em São Paulo, sendo que uma delas, a Universidade Federal do ABC, ainda não foi instalada. As outras duas são a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, antiga Escola Paulista de Medicina), e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Rede reduzida
"Em relação ao que se verifica em outros estados, a rede federal de educação superior em São Paulo é reduzida. O atendimento da demanda por educação superior no estado, pela rede pública, é significativamente inferior ao realizado pelas instituições privadas", diz Paulo Lima, lembrando que 84% dos universitários paulistas estão matriculados em instituições privadas e menos de 1% nas federais.
O deputado disse ainda que Presidente Prudente, considerada a capital do oeste paulista, possui uma importante infra-estrutura econômica. A criação de uma universidade federal contribuiria ainda mais para o desenvolvimento do município, que tem cerca de 200 mil habitantes.

Tramitação
O PL 6747/06 tramita em caráter conclusivo nas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6747/2006

Íntegra da proposta