Cidades e transportes

Projeto autoriza criação de universidade no interior de SP

30/06/2006 - 19:00  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6742/06, do deputado Vicentinho (PT-SP), que autoriza o Poder Executivo a criar a Fundação Universidade Federal do Pontal (Unipontal), com sede no município de Pirapozinho, região Oeste de São Paulo.
O autor do projeto acredita que a instalação de uma universidade é muito importante para o desenvolvimento da região e destaca que essa é uma reivindicação de vários setores organizados da sociedade civil e do poder público local. Vicentinho ressalta que a região Oeste de São Paulo conta com uma população em torno de 2 milhões de habitantes, com vocações tradicionais, principalmente nas áreas comercial, agrícola e pecuária. No entanto, alerta, com o pouco desenvolvimento, outras vocações têm dificuldades de se estabelecer, principalmente pelo pequeno investimento industrial, gerando pouca arrecadação em todos os municípios da região.

Microrregião
O deputado observa ainda que a falta de investimentos financeiros e o precário acesso da comunidade ao ensino público contribuem para que conflitos sociais apareçam, principalmente os conflitos rurais e os relacionados às instalações de penitenciárias, gerando mais insegurança e empobrecimento da região.
Vicentinho destaca ainda que Pirapozinho fica próxima à maior cidade da região, Presidente Prudente, e se porta como uma microrregião para onde convergem vários municípios, o que estrategicamente facilitaria o acesso para a futura universidade.

Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta