Cidades e transportes

Rio de Janeiro poderá ganhar Escola Técnica do Petróleo

11/11/2005 - 12:53  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5859/05, do deputado Alexandre Santos (PMDB-RJ), que autoriza o Ministério da Educação a criar a Escola Técnica Federal do Petróleo de Saquarema (RJ). A nova instituição tem o objetivo de formar técnicos de nível médio para atender o pólo petroquímico da Bacia de Campos, principal região petrolífera do País.
De acordo com o autor do projeto, o crescimento da produção de gás e de petróleo no litoral fluminense tem estimulado a oferta de empregos nesse setor. As vagas, porém, são destinadas apenas à mão-de-obra especializada, o que torna importante a criação de uma escola técnica voltada para a formação de técnico em gás natural, petróleo e plásticos. A nova unidade teria ainda a função de ministrar cursos de línguas estrangeiras e técnicas de proteção ao meio ambiente.
"Cerca de 40 mil pessoas precisam receber treinamento para atender a demanda por mão-de-obra no setor do petróleo na Bacia de Campos", acredita o deputado Alexandre Santos.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; Educação e Cultura; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Espírito Santo poderá ter Escola Técnica Federal do Petróleo

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Rodrigo Bittar

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5859/2005

Íntegra da proposta