Cidades e transportes

Proposta transforma a catarinense Praia Grande em “Capital Nacional dos Cânions”

05/02/2019 - 12:15  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia da Bíblia. Dep. Geovania de Sá (PSDB - SC)
Geovania de Sá: "Título teria grande reflexo econômico, uma vez que o turismo já é, e pode cada vez mais ser, um dos principais geradores de renda na região"

O Projeto de Lei 10888/18 pretende conferir ao município de Praia Grande (SC) o título de “Capital Nacional dos Cânions”. A cidade, no extremo sul do estado, já é conhecida como “Capital Catarinense dos Cânions”.

Os cânions são vales profundos com paredões quase verticais formados em decorrência de processos erosivos causados pelo vento ou pela água. Praia Grande abriga dois parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral) onde se localizam 11 cânions, entre eles o Itaimbezinho, o mais famoso da região e de relevância internacional, segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

A autora da proposta , da deputada Geovania de Sá (PSDB-SC), que lembra que Praia Grande e outros seis municípios formam o território que pretende se tornar o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, projeto apoiado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 10888/2018

Íntegra da proposta