Cidades e transportes

Finanças rejeita proposta que autoriza BNDES a ajudar refinanciamento de dívidas de prefeituras

30/11/2018 - 12:30  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a MP 822/18, que dispensa, até 31 de dezembro de 2022, os órgãos da administração pública federal direta da retenção de quatro tributos federais nas compras de passagens aéreas com uso do Cartão de Pagamentos do Governo Federal, também conhecido como cartão corporativo. Dep. Hildo Rocha (MDB - MA)
Hildo Rocha recomendou a rejeição do projeto, que, segundo ele, contraria o Teto dos Gastos

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara rejeitou o Projeto de Lei 6310/16, do deputado Odelmo Leão (PP-MG), que pretende autorizar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a conceder empréstimos a prefeituras para refinanciamento de dívidas de curto, médio e longo prazos.

A rejeição foi pedida pelo relator, deputado Hildo Rocha (MDB-MA), por incompatibilidade e pela inadequação orçamentária e financeira. Esse tipo de rejeição implica no arquivamento do projeto, mas cabe recurso ao Plenário da Câmara.

“O projeto estabelece que a União não poderá compensar o BNDES, na hipótese de os empréstimos serem realizados com taxas inferiores às normalmente praticadas pela instituição”, disse o relator. “Essa vedação não impede que eventuais prejuízos do BNDES afetem os resultados fiscais da União, e os resultados financeiros dos bancos oficiais também compõem o conjunto das receitas públicas federais, na forma de dividendos”, continuou.

Desta forma, o parecer de Hildo Rocha concluiu que a proposta contraria a Emenda Constitucional 95, que trata do teto dos gastos públicos. Conforme a EC 95, a proposição legislativa que crie ou altere despesa obrigatória ou renúncia de receita deverá ser acompanhada da estimativa do seu impacto orçamentário e financeiro, o que não aconteceu no caso do PL 6310/16.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6310/2016

Íntegra da proposta