Cidades e transportes

Comissão externa analisa projetos e ações de municípios mineiros para enfrentar períodos de escassez hídrica

04/07/2018 - 08:10  

A comissão externa criada para acompanhar a situação hídrica dos municípios de Minas Gerais promove hoje uma audiência pública.

O debate foi proposto pela coordenadora da comissão, deputada Raquel Muniz (PSD-MG), e pelo deputado Adelmo Carneiro Leão (PT-MG). O objetivo é discutir experiências bem-sucedidas de projetos realizados com objetivo de enfrentar períodos de escassez hídrica.

“Em momentos de grave escassez hídrica, como a enfrentada atualmente pela região norte de Minas Gerais, torna-se necessário buscar medidas para conservação de água e revitalização das bacias hidrográficas”, disse Muniz. Ela destaca como exemplo o Projeto Conservador das Águas, desenvolvido pela prefeitura e pela comunidade do município de Extrema (MG), que visa preservar e recuperar áreas que conservam importantes mananciais. Segundo a deputada, o projeto tem alcançado excelentes resultados, "tornando-se referência para o País".

Já Adelmo Leão cita o exemplo da cidade de Urucuia (MG). “A prefeitura realiza um importante trabalho com terraciamentos, micro barragens e curvas de nível para conter as águas nos períodos chuvosos e, assim, garantir que as águas adentrem o lençol freático. Esse modelo pode ser seguido por outras cidades”, afirmou o deputado.

Convidados
Foram convidados para a audiência:
- o prefeito de Urucuia, Rutílio Eugênio Cavalcanti Filho; e
- o prefeito de Guaraciama, Rafael Dias Veloso.

A debate ocorrerá às 11 horas, no plenário 8.

Acompanhe a transmissão da reunião ao vivo.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.