Cidades e transportes

Comissão mista debaterá MP da mobilidade urbana no dia 5 de abril

27/03/2018 - 20:25  

Foi marcada para 5 de abril a primeira audiência pública para debater a MP 818/18, que altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Serão convidados 12 representantes de prefeituras e entidades ligadas ao setor.

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Audiência Pública para prestação de esclarecimentos sobre Operações do BNDES na compra de ações e debêntures do grupo JBS e sobre suposta compra de grande quantidade de dólares, pelo grupo JBS, no dia 17/05/2017, momentos antes da publicação, pelo site do O Globo, sobre gravações envolvendo a empresa. Dep. Fausto Pinato (PP - SP)
Fausto Pinato pretende apresentar no dia 11 de abril seu relatório sobre a matéria 

O plano de trabalho da comissão mista encarregada de analisar a medida provisória, aprovado nesta terça-feira (27), prevê uma segunda audiência pública na cidade de São Paulo, no dia 9.

O relator da MP, deputado Fausto Pinato (PP-SP), disse que deseja apresentar o parecer em 11 de abril.

Segundo ele, a rapidez é necessária, já que a medida foi prorrogada na segunda-feira (26) por 60 dias e tem de ser aprovada antes de o prazo esgotar.

A MP 818 foi editada para evitar que centenas de municípios que não haviam elaborado planos diretores de mobilidade urbana fossem penalizados com a impossibilidade de receber verbas federais. Em paralelo, a entrega dos planos de desenvolvimento urbano integrado que deveriam ser elaborados até 2018, como previsto na Lei 13.089/15, foi prorrogada para até 2023.

Além disso, a obrigação de fazer audiências públicas com representantes de todos os municípios envolvidos com as propostas dos planos de mobilidade foi suavizada, exigindo-se agora o debate com representantes da sociedade civil.

A medida provisória também concedeu um prazo de sete anos, a partir da aprovação dos planos de mobilidade urbana, para que eles sejam compatibilizados com os planos diretores de desenvolvimento.

Saiba mais sobre a tramitação de MPs

Da Redação - MO
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta