Cidades e transportes

Comissão aprova fundo de apoio a Alter do Chão

20/11/2017 - 15:07  

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Audiência pública da Comissão Mista sobre a MP 756/16, que cria a Área de Proteção Ambiental do Jamanxin. Dep. Zé Geraldo (PT-PA)
Emendas de Zé Geraldo incluíram no texto o conceito de sustentabilidade

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou, com emendas, proposta que institui o Fundo Nacional de Apoio à Região de Alter do Chão (Funalter), no Pará.

O fundo tem como finalidade promover o desenvolvimento da região, com preservação da cultura local e qualificação de trabalhadores da área. Também busca, segundo o projeto, viabilizar a cooperação entre moradores e entidades públicas e privadas de turismo.

As receitas do fundo virão de convênios entre estados, receita da União e parceria com entidades público e privadas seja do Brasil ou do exterior.

Os recursos serão aplicados para fortalecer o turismo e a cultura da região e para fomentar a comercialização de produtos locais, entre outros.

Relator do Projeto de Lei 5450/16 na comissão, o deputado Zé Geraldo (PT-PA) recomendou a aprovação do texto, que foi apresentado pelo deputado Francisco Chapadinha (Pode-PA).

As quatro emendas do relator têm por objetivo incluir no texto do projeto a definição de sustentabilidade ecológica. “Assim, entendemos que o projeto de lei terá condições de desenvolver a região com respeito ao meio ambiente e buscando a sustentabilidade ecológica em suas ações”, ressaltou Zé Geraldo.

Alter do Chão é um distrito do município de Santarém, no Oeste paraense. A vila de pescadores se tornou destino turístico por suas praias de areia fina e águas claras.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será agora analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5450/2016

Íntegra da proposta