Cidades e transportes

Deputados mineiros defendem inclusão de leste de MG na área da Sudene

09/10/2017 - 22:08   •   Atualizado em 09/10/2017 - 22:28

Deputados mineiros se uniram na defesa do projeto que inclui vários municípios do leste de Minas Gerais na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), para poderem ter acesso a linhas de crédito especiais, a incentivos fiscais e aos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste. Trata-se do Projeto de Lei Complementar (PLP) 76/07.

O deputado Delegado Edson Moreira (PR-MG) disse que estudos comprovam a similaridade dos municípios dessa região de Minas com o Nordeste. “Estudos climáticos e geográficos do leste de Minas Gerais comprovam ser de suma importância que essa região tão necessitada de auxílio entre para a área da Sudene”, declarou.

Já o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) destacou que a região está em processo de desertificação. “O leste de Minas foi a última região explorada do estado e foi explorada de uma forma indevida: extração de mica, madeira, minério de ferro e pedras preciosas que saíram para os cofres do nosso país no Rio de Janeiro ou aqui em Brasília”, disse.

Recuperação
O deputado Mário Heringer (PDT-MG) disse se tratar de uma medida justa. “Hoje o que se faz é justiça com uma região ainda mais aflita por conta do grave acidente da barragem da Samarco, em Mariana”, disse.

O líder do Psol, deputado Glauber Braga (RJ), no entanto, disse que a medida é inócua. “Não adianta gerar uma expectativa falsa nos moradores de uma região se não houver o enfrentamento daquilo que verdadeiramente aflige a política brasileira, que é a diminuição de todo o aparato do Estado”, criticou.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta