Cidades e transportes

Projeto obriga empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida a terem plano de arborização

03/10/2017 - 12:47  

 Tramita na Câmara dos Deputados proposta (PL 4053/15) que obriga novos empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida a executar plano de arborização no interior dos condomínios, contendo, no mínimo, uma árvore de médio ou grande porte em cada unidade.

As árvores deverão ser escolhidas entre as espécies nativas e exóticas, incluindo frutíferas, sendo a porcentagem máxima de árvores exóticas de 50%.

Pela projeto, da ex-deputada Moema Gramacho, a implantação do plano de arborização do condomínio será de responsabilidade do empreendedor, e seu custo integrará o valor total do empreendimento.

O Habite-se (autorização dada por órgão municipal permitindo que o imóvel seja ocupado) será condicionado à execução do plano de arborização. Os órgãos municipais ligados às áreas ambiental e de liberação do Habite-se serão responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização da medida.

“A arborização traz inúmeros benefícios para a paisagem urbana, para o meio ambiente e, haja vista as mudanças climáticas que vem ocorrendo no mundo afora, é fundamental que em cada local de moradia se possa planejar o plantio de árvores”, justificou a ex-deputada.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4053/2015

Íntegra da proposta