Cidades e transportes

Desenvolvimento Urbano debate suposta dívida do município de Betim com a Andrade Gutierrez

14/09/2017 - 08:09  

A Comissão de Desenvolvimento Urbano debate nesta quinta-feira (14) a suposta dívida da Construtora Andrade Gutierrez em desfavor do município de Betim (MG) e seus impactos sociais. A audiência pública atende a pedidos dos deputados Marcelo Álvaro Antônio (PR-MG) e Givaldo Vieira (PT-ES).

Álvaro Antônio explica que a suposta dívida teria origem em 1979, quando a prefeitura de Betim firmou contrato com a Andrade Gutierrez para construção de obras de saneamento, no valor inicial de 268 milhões de cruzeiros (moeda da época).

O contrato sofreu cinco aditamentos, em um período de três anos, o que majorou em 400% o custo inicial da obra. Também foi desrespeitado o prazo inicial de conclusão, de 330 dias.

Em 1982, representantes da prefeitura e da construtora assinaram um documento no qual reconheceram o encerramento das obras, bem como uma dívida a pagar no valor de 709 milhões de cruzeiros.

“Entretanto, não existe a comprovação da realização das obras, sua extensão e suposta conclusão, bem como da existência de prévio empenho e dotação orçamentária”, diz o Álvaro Antônio. Segundo o deputado, atualmente, com as correções monetárias aplicadas, a dívida alcança aproximadamente R$ 500 milhões.

Foram convidados:
- o prefeito de Betim, Vittório Medioli;
- o presidente da Câmara Municipal de Betim, Edson Leonardo Monteiro; e
- o procurador-geral do Município de Betim, Bruno Ferreira Cypriano.

O debate será realizado às 9h30, no plenário 12, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo WebCamara.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.