Cidades e transportes

Comissão aprova exigência de divulgação de alvará de boate

03/05/2017 - 18:16  

Leonardo Prado / Câmara dos Deputados
Audiência Pública. Dep. André Figueiredo (PDT-CE)
André Figueiredo defendeu que a exigência se torne dispositivo do Estatuto das Cidades

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara aprovou proposta que insere no Estatuto das Cidades (Lei nº 10.257/01) a obrigatoriedade de divulgação, por municípios e Distrito Federal, dos alvarás de funcionamento concedidos a boates.

Em seu parecer, o relator, deputado André Figueiredo (PDT-CE), acolheu um projeto (PL 5782/13) que estava apensado à proposta principal (PL 4995/13), que inseria a obrigatoriedade na Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11).

A proposta original foi apresentada pelo deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), e tem o objetivo de facilitar o acesso da população a informações sobre o funcionamento desses espaços, como uma medida de segurança. O projeto apensado é de autoria do ex-deputado Márcio França.

Para o relator, no entanto, o Estatuto das Cidades é a norma legal própria para a fixação de diretrizes de política urbana.

O texto determina ainda que a divulgação obrigatória deve alcançar os alvarás de funcionamento de todos os estabelecimentos abertos ao público, e não apenas os de casas de espetáculos e boates.

Tramitação
A proposta ainda será analisada, de forma conclusiva, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição - Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.