Cidades e transportes

Projeto inclui municípios sob risco de rompimento de barragem em cadastro nacional

02/09/2016 - 08:29  

Reprodução/TV Câmara
dep. Helder Salomão
Salomão: O objetivo da proposta é garantir maior proteção para nossa população, através de serviços perenes e estruturados

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5602/16, que inclui o rompimento de barragens entre as qualificantes para o município entrar no cadastro nacional de áreas sob risco de desastres.

O texto altera a lei sobre a transferência de recursos da União para ações de proteção e defesa civil (Lei 12.340/10). Hoje, são incluídos nesse cadastro apenas os municípios com áreas sob o risco de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos.

“É uma forma de ampliar a segurança para as populações suscetíveis a este tipo de desastre”, disse o autor, deputado Helder Salomão (PT-ES), ao se referir ao rompimento da barragem de Mariana (MG).

O texto também altera o Estatuto de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/12) para criar órgão permanente de defesa civil no âmbito municipal.

Para o deputado, a ideia é que a troca de governos não interfira no serviço prestado pelos órgãos de defesa civil.

“Apesar de a lei prever o princípio da continuidade dos serviços, entendemos por bem deixar mais clara a necessidade de continuidade dos serviços, como uma condicionante para integrar o sistema”, explicou.

A defesa civil está organizada sob o Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec). A atuação da defesa civil tem o objetivo de reduzir desastre e compreende ações de prevenção, de preparação para emergências e desastres, de resposta aos desastres e de reconstrução. O trabalho é feito de forma multissetorial e nos três níveis de governo com participação da comunidade.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; de Finanças e Tributação; de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta