Cidades e transportes

Comissão destina recursos para eficiência energética na iluminação pública em municípios

12/12/2016 - 20:35  

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Miguel Haddad (PSDB-SP)
Para o relator, Miguel Haddad, é necessário incentivar as iniciativas

A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou o Projeto de Lei 4092/15, do deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), que destina recursos aos municípios para realização de projetos de eficiência energética nos sistemas de iluminação pública.

O projeto inclui dispositivo na Lei 9.991/00, que determina que as concessionárias e permissionárias de energia elétrica, até 2022, destinem 0,5% de sua receita operacional líquida para programas de eficiência energética, sendo que, a partir de 2023, esse percentual será reduzido para 0,25% da receita.

Pela proposta, desse montante, 40% deverão ser destinados aos municípios para realização de projetos de eficiência energética nos sistemas de iluminação pública.

O texto ainda prevê que, em relação a esses recursos, não se aplicarão os percentuais hoje previstos na lei para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; para os projetos de pesquisa e desenvolvimento previstos pela Agência Nacional de Energia; e para o Ministério de Minas e Energia.

Incentivo
O parecer do relator, deputado Miguel Haddad (PSDB-SP), foi favorável à proposta. Ele destacou que os municípios e o Distrito Federal já podem instituir contribuição, para o custeio do serviço de iluminação pública, mas “esse tributo nem sempre é suficiente para cobrir os investimentos”. Segundo Haddad, projetos de eficiência energética – como de substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED – já estão em andamento em alguns municípios, mas é necessário incentivar  iniciativas nesse sentido.

“Com o aumento da eficiência da iluminação pública, estaremos diminuindo o consumo de energia elétrica, com reflexos positivos para o meio ambiente’, argumentou o deputado.

Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta será analisada agora pelas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Lara Hage
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4092/2015

Íntegra da proposta