Cidades e transportes

Prêmio Lucio Costa 2016 é entregue em evento na Câmara

Criado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, condecoração homenageia pessoas e instituições que se destacam nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação

30/11/2016 - 20:44  

Foi entregue nesta quarta-feira (30), na Câmara dos Deputados, a edição de 2016 do Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação. Criado em 2015 pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, a condecoração homenageia anualmente pessoas e instituições que contribuem com políticas para melhorar a qualidade de vida das cidades brasileiras.

Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade Saneamento e Habitação. Companhia de Saneamento do Estado do Paraná - Sanepar, Márcio Lacerda
O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (E), foi um dos agraciados neste ano

Na categoria Personalidade, foram homenageados neste ano: Márcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte; Jorge Hereda, ex-presidente da Caixa Econômica Federal; e Léo Heller, relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre água e saneamento.

Na categoria Entidade, receberam o prêmio: a Caixa Econômica Federal; a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano do Estado de São Paulo; e a Companhia de Saneamento do Estado do Paraná.

Todos os seis homenageados foram escolhidos pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, a partir de indicações feitas pelos integrantes do colegiado.

Reconhecimento
O presidente da comissão, deputado Jaime Martins (PSD-MG), destacou a importância da premiação. “É uma homenagem ao Lucio Costa, que foi um dos grandes urbanistas do Brasil. E nós aproveitamos para também celebrar personalidades e as cidades que fizeram no decorrer do ano um trabalho que mereça ser ressaltado”, disse.

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, afirmou que o Prêmio Lucio Costa é o reconhecimento do trabalho multidisciplinar realizado pela prefeitura da capital mineira.

“O novo urbanismo precisa de uma abordagem multidisciplinar, integrada, de todas as áreas que afetam a qualidade de vidas das pessoas. O desenho espacial do território municipal tem de levar em consideração não apenas aspectos de arquitetura ou aspecto viário”, comentou Lacerda.

A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu ao final do 1º Seminário Internacional de Desenvolvimento Urbano, promovido pela comissão da Câmara.

O seminário contou com a presença de especialistas brasileiros e estrangeiros, que debateram saneamento ambiental, gestão metropolitana e mobilidade urbana.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.