Cidades e transportes

Câmara celebra um ano do projeto de revitalização de quadra em Brasília

O projeto Quadra ConVida, lançado em setembro de 2015 na quadra residencial onde mora a maioria dos deputados federais, foi idealizado para promover o bem-estar coletivo após quase 11 anos de reforma nos blocos de apartamentos funcionais

19/10/2016 - 14:00  

Divulgação
Escultura de Darlan Rosa - projeto Quadra ConVida
Escultura de Darlan Rosa - projeto Quadra ConVida

A Câmara dos Deputados promove, nesta quinta-feira (20), a partir das 8h30, uma série de atividades para comemorar um ano do projeto de revitalização da Superquadra 302 Norte – o projeto Quadra ConVida –,  uma iniciativa da 4ª Secretaria da Casa para integrar a chamada “quadra dos deputados” com a comunidade local.

A programação de aniversário inclui “contação” de histórias com voluntários da Biblioteca da Câmara e da Escola Classe da quadra 302 Norte; jogo de basquete com cadeirantes; oficinas de horta e produção de barrinhas de cereais; brincadeiras com Lego; apresentação da banda do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal; além de inauguração de parque infantil e sinalização para pista de cooper.

Museu a céu aberto
Com a revitalização, a intenção do projeto Quadra ConVida é transformar a 302 Norte em um museu a céu aberto. Aproveitando as comemorações, serão inauguradas duas novas obras de arte na quadra - um mosaico de Ulysses Guimarães, do artista plástico Gougon; e uma escultura do artista Sanagê Cardoso. Essas obras se somarão a outras duas já instaladas no local, dos artistas Bia Dória e Darlan Rosa. Todas as obras foram doadas.

O projeto
O projeto ConVida foi criado para “devolver” a quadra para a comunidade após quase 11 anos de reformas nos blocos de apartamentos funcionais dos deputados.

“Com a retirada dos tapumes e a recuperação de vias de circulação nas áreas públicas, tivemos a ideia de criar o projeto Quadra ConVida, restaurando o projeto original de Brasília, inspirada no movimento Modernista, que criou na cidade o conceito da ‘Quadra Parque’ ”, explica o 4º secretário da Câmara, deputado Alex Canziani (PTB-PR).

Segundo o urbanista Lúcio Costa, que projetou Brasília, a capital foi concebida como uma cidade-parque, na qual os laços comunitários seriam fortalecidos e o homem e a natureza conviveriam de forma harmoniosa e complementar.

Da Redação
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.