Cidades e transportes

Projeto obriga instalação de hidrômetros individuais em imóveis novos

10/03/2015 - 09:42  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre o Projeto de Lei nº 1775/15, que cria a nova carteira de identidade única com dados biométricos. Dep. Júlio Lopes (PP-RJ)
Lopes:  consumo de água pode ser reduzido em até 30% com a individualização dos hidrômetros

As construtoras poderão ser obrigadas a instalar hidrômetros individuais (mecanismo utilizado para medir o consumo de água) em todos os imóveis residenciais e comerciais construídos no País. A exigência está prevista no Projeto de Lei 663/15, do deputado Julio Lopes (PP-RJ), em tramitação na Câmara dos Deputados.

O objetivo da medida é reduzir o consumo de água no Brasil, principalmente em condomínios, onde o uso de hidrômetros individuais (por residência) é menos frequente. Nestes locais, segundo Lopes, as contas mensais de água chegam aos proprietários de apartamentos e conjuntos habitacionais de maneira global.

“A conta é, então, rateada igualmente pelo número de unidades de moradia, escondendo o consumo por unidade e privilegiando aqueles que são perdulários e gastam mais água”, explica o deputado. Segundo Lopes, a individualização dos hidrômetros pode reduzir o consumo de água em até 30%.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado nas comissões de Defesa do Consumidor; Desenvolvimento Urbano; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.