Cidades e transportes

Subcomissão vai a São Carlos conhecer técnicas de saneamento rural da Embrapa

27/06/2016 - 08:22  

A Subcomissão Permanente de Saneamento Ambiental estará nesta segunda-feira (27) na cidade paulista de São Carlos para conhecer as tecnologias sociais para o saneamento básico rural desenvolvidas pela Embrapa.

A visita técnica do grupo, que é vinculado à da Comissão de Desenvolvimento Urbano, está marcada para as 9 horas, na sede da Embrapa Instrumentação.

TV CÂMARA
DEP JOAO PAULO PAPA

Ouça a entrevista do presidente da subcomissão à Rádio Câmara

Hoje cerca de 100 milhões de brasileiros, ou seja, mais da metade da população do País, ainda não possui acesso à coleta e tratamento de esgoto.

Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, mostram também que 35 milhões de pessoas ainda não recebem água tratada em casa, e cerca de seis milhões de brasileiros não têm acesso a banheiros.

Em entrevista à Rádio Câmara, o presidente da subcomissão, deputado João Paulo Papa (PSDB-SP), lembrou que a falta de saneamento gera doenças que já foram erradicadas no mundo desenvolvido. “O saneamento tem que ser uma grande prioridade do Brasil. São obras necessárias, que geram emprego, geram desenvolvimento e preservam a saúde das pessoas”, disse o parlamentar.

João Paulo Papa criticou o sistema atual de saneamento que ele considerou pouco eficiente e frágil. “Não temos uma coordenação adequada para essa área. Hoje nada menos que sete ministérios atuam na área de saneamento. Não há uma coordenação e não dispomos de dados confiáveis”, lamentou o deputado acrescentando que a Câmara pode contribuir para melhorar esse sistema.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.