Cidades e transportes

Jaime Martins é eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano

03/05/2016 - 17:45  

Gilmar Felix - Câmara dos Deputados
Reunião de instalação da comissão e eleição do Presidente e dos Vice-Presidente. Presidente eleito, dep. Jaime Martins (PSD-MG)
Martiins: Comissão de Desenvolvimento Urbano vai priorizar projetos sobre mobilidade urbana, saneamento e habitação

O deputado Jaime Martins (PSD-MG) foi eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (3). Martins destacou que 2016 será um ano curto pelo próprio atraso na instalação das comissões temáticas da Casa e por causa da realização, no segundo semestre, dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e das eleições municipais em outubro.

O deputado afirmou que pretende priorizar três temas: mobilidade urbana, saneamento e habitação. “A minha especialidade sempre foi lidar com ferrovias. E eu já fiz um diagnóstico do sistema metroviário brasileiro e acho que nós precisamos atualizá-lo”, disse Martins, apontando como desafios a expansão das linhas de metrô de capitais brasileiras como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Martins disse também que pretende avançar na área de saneamento básico, para resolver, sobretudo, a crise hídrica, e ainda para reverter o déficit habitacional do País, encontrando soluções para possíveis cortes no programa Minha Casa Minha Vida.

Na reunião, também foram eleitos 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente, os deputados Heuler Cruvinel (PSD-GO) e João Paulo Papa (PSDB-SP). A comissão ainda não elegeu o 3º vice-presidente.

Atribuições 
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados foi criada em 1985 com competências ampliadas para também tratar da assistência a indígenas e às vitimas de calamidades públicas. Em 2004, entretanto, esses temas foram transferidos a outras comissões e a CDU passou a se dedicar com exclusividade aos temas da urbanização.

Em 2015, presidida pelo deputado Julio Lopes (PP-RJ), o colegiado aprovou 44 projetos de lei e realizou 33 audiências públicas para discutir, entre outros assuntos, a crise no abastecimento de água e os efeitos do ajuste fiscal sobre os programas conduzidos pelo governo federal, como o Minha Casa, Minha Vida.

Um dos projetos já aprovados pela comissão em 2015 confere incentivos para a implantação, em edificações novas ou usadas, de sistemas que utilizem fontes renováveis de energia para a iluminação de ambientes, geração de energia elétrica e aquecimento de água. A medida está prevista no Projeto de Lei 5733/09, do Senado.

A comissão também aprovou as mudanças feitas pelo Senado Federal à proposta que cria normas gerais de segurança para casas de espetáculos e similares (PL 2020/07). As emendas feitas pelo Senado ainda devem ser votadas por duas comissões da Câmara.

Outro texto aprovado (PL 6830/13) transforma áreas de preservação permanente (APPs) urbanas em parques lineares, com o objetivo de conscientizar a população de sua importância ambiental.

A CDU também realizou em 2015 a primeira edição do Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação, que reconhece ideias para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Integram o colegiado 36 deputados, sendo 18 titulares e 18 suplentes.

Reportagem – Emanuelle Brasil e Murilo Souza
Edição – Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.