Cidades e transportes

Projeto proíbe restrição a animais domésticos em condomínios residenciais

24/11/2015 - 20:21  

TV Câmara
DEP LUIZ CARLOS RAMOS
Luiz Carlos Ramos: objetivo é preservar a presença de animais de estimação em apartamentos

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 2793/15, do deputado Luiz Carlos Ramos (PMB-RJ), que proíbe condomínios residenciais de criarem regras restritivas à permanência de animais domésticos em suas unidades autônomas (casas e apartamentos) e em áreas comuns.

Segundo o autor, alguns condomínios têm convocado assembleias para alterar seus regulamentos ou regimentos internos com o objetivo de proibir a presença de animais domésticos em suas dependências.

Ramos cita o Código Civil e a Lei dos Condomínios (4.591/64) e argumenta que cada condômino (morador) tem o direito de usar e fruir, com exclusividade, sua unidade autônoma, segundo suas conveniências e interesses.

“O objetivo dessa proposição é preservar a presença de animais de estimação no interior de apartamentos e impedir a dissolução dos laços afetivos existentes entre milhares de animais e seus donos”, diz o autor.

Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2793/2015

Íntegra da proposta