Cidades e transportes

Projeto exige campos de futebol em novas áreas habitacionais

01/12/2015 - 20:45  

Lucio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Davidson Magalhães
Davidson Magalhães: objetivo é garantir espaço para a prática do esporte

Proposta em análise na Câmara dos Deputados exige a reserva de área para construção de campos de futebol durante o parcelamento do solo urbano.

A medida está prevista no Projeto de Lei 2166/15, do deputado Davidson Magalhães (PCdoB-BA). Segundo ele, o objetivo é garantir espaço para a prática do esporte diante do avanço da especulação imobiliária nas áreas livres das cidades.

Pelo projeto, a reserva será aplicada a cada mil lotes (com área mínima de 125 m²) ou para cada conjunto de mil unidades habitacionais, contíguas ou não. No entanto, o texto não fixa o tamanho da área que será destinada ao campo de futebol.

O projeto modifica a Lei 6.766/15, que trata do parcelamento do solo. Conforme essa lei, antes de elaborar o projeto de loteamento, o interessado deve pedir à prefeitura municipal ou ao Distrito Federal que defina as diretrizes para o uso do solo, traçado dos lotes, do sistema viário, dos espaços livres e das áreas reservadas para serviços urbano e comunitário.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2166/2015

Íntegra da proposta