Cidades e transportes

Projeto destina recursos do Minha Casa, Minha Vida para moradia estudantil

13/11/2015 - 13:10  

A Câmara dos Deputados analisa proposta que destina recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, para a oferta de moradia estudantil em todo o País. Conforme o Projeto de Lei 1071/15, do deputado Fábio Sousa (PSDB-GO), o Poder Executivo regulamentará os critérios de acesso às vagas nos empreendimentos e a forma de obtenção dos recursos necessários.

Os recursos serão destinados a estados e municípios e a suas entidades para a construção de tais empreendimentos habitacionais.

O texto define como moradia estudantil o local de habitação ofertado ao estudante de ensino superior para diversos fins, inclusive socialização e atividades extracurriculares, gerido pelo poder público, conforme regulamento.

A proposta altera a Lei do Programa Minha Casa, Minha Vida (11.977/09), que hoje não prevê essa destinação. “Assistência estudantil é investimento, mas as ações relativas à moradia vêm sendo efetivadas mediante esforços pontuais insuficientes, sempre vinculados à sensibilidade das administrações universitárias”, observa Fábio Sousa.

Ele lembra que, conforme o Programa Nacional de Assistência Estudantil, a ação do Estado no oferecimento de moradia estudantil deve focar na permanência dos jovens na educação superior, minimizando as desigualdades sociais.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1071/2015

Íntegra da proposta