Cidades e transportes

Projeto torna obrigatório plano municipal de exploração de jazidas minerais

18/07/2014 - 11:56  

Dep. Luiz Fernando Machado (PSDB-SP)
Machado: plano garante à população uma cidade sustentável para as presentes e futuras gerações.

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6391/13, do deputado Luiz Fernando Machado (PSDB-SP), que torna obrigatória a aprovação de um plano diretor da mineração para a exploração de reservas minerais dos municípios. A regra vale para qualquer município que tenha jazidas, independentemente do número de habitantes.

O Plano será aprovado por lei municipal e deverá seguir as normas do Código de Mineração. A nova regra será inserida no Estatuto das Cidades (Lei 10.257/2001).

Pelo projeto, os municípios com jazidas deverão contratar especialistas para a realização de estudos sobre as reservas e os projetos de exploração só serão aprovados depois da apresentação de alvará de autorização de Pesquisa emitido pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

O objetivo do projeto, de acordo com o deputado, é garantir uma melhor utilização do solo dos municípios com reservas minerais, além de assegurar o ordenamento adequado do solo e evitar a degradação do meio ambiente.

Machado lembrou que há cidades em que a exploração das jazidas de minério ocorre sem qualquer estudo, pesquisa ou acompanhamento por órgãos técnicos. “O plano apresenta à população desses municípios a garantia de uma cidade sustentável para as presentes e para as futuras gerações”, defendeu.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Minas e Energia; Desenvolvimento Urbano; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6391/2013

Íntegra da proposta