Cidades e transportes

Comissão analisa execução de projetos de rede de esgoto no Brasil

14/05/2014 - 08:52  

A Comissão de Desenvolvimento Urbano discute hoje, em audiência pública, a forma como são executados os projetos de saneamento em alguns municípios.

“O saneamento básico é, sem dúvida alguma, o grande desafio dos municípios brasileiros”, diz o deputado Alberto Filho (PMDB-MA) lembrando que ainda há um longo caminho a percorrer até que todas as residências tenham rede de esgoto.

O parlamentar explica que o ideal é primeiro fazer as redes de esgoto para depois pavimentar a via. “No entanto, não é assim que acontece. A grande maioria dos municípios acaba fazendo pavimentação antes mesmo do esgotamento sanitário. E, sendo assim, quando se realiza a construção da rede de esgoto, em razão da falta de recursos, o que normalmente acontece é que faz-se um ‘tapa-buraco’ trazendo transtornos aos usuários da via pública”, reclama.

Foram convidados:
- o gerente de Projeto da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Cezar Eduardo Scherer;
- o superintendente Nacional de Transferência de Recursos Públicos da Caixa Econômica Federal, Júlio Cesar Paixão Lopes;
- o gerente Nacional de Padronização e Normas Técnicas da Caixa Econômica Federal, Sérgio Rodovalho Pereira; e
- representante da Funasa.

“[A ideia é] verificarmos a possibilidade de incluir nos projetos de saneamento básico a recomposição da pavimentação completa das vias afetadas com a construção da rede de esgoto”, explica Alberto Filho.

A audiência será realizada no plenário 16, às 11 horas.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.