Cidades e transportes

Deputado quer instalar crematórios em cidades com mais de 200 mil habitantes

07/02/2014 - 10:55  

Arquivo/Antonio Augusto
Félix Mendonça Júnior
Mendonça Júnior afirma que o número de cremações vem aumentando.

A Câmara dos Deputados analisa um projeto que obriga o Governo Federal a manter crematórios em todos os municípios com mais de 200 mil habitantes (PL 5962/13). De acordo com o autor, deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), essa opção “traria mais dignidade às famílias humildes, haja vista o baixo custo do procedimento”.

O parlamentar afirma que o enterro e a manutenção de jazigos implicam grandes gastos para as famílias. Já o custo da cremação, segundo Mendonça Júnior, tende a ser bem menor, além de não exigir manutenção dos jazigos.

O deputado ressalta ainda que os crematórios podem ser uma solução para a falta de espaço nos cemitérios das grandes cidades. Ele cita o exemplo da cidade de São Paulo, onde existe há anos um programa para informar a população sobre as vantagens e a conveniência da cremação. “Isso decorre do fato de não haver lugar nos mais de 20 cemitérios públicos para sepultar as dezenas de milhares de pessoas que morrem anualmente”, explica o parlamentar.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Maria Neves
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta