Cidades e transportes

Projeto inclui novos municípios na região integrada do entorno do DF

06/02/2014 - 19:32  

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride - Lei Complementar 94/98) pode ganhar cinco novos integrantes.

O Projeto de Lei Complementar 311/13, do Senado, inclui na região os municípios Alto Paraíso de Goiás, Gameleira de Goiás, São João d’Aliança e Flores, no estado de Goiás, e Cabeceira Grande, em Minas Gerais.

Conforme explica o autor, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), a Ride tem por objetivo promover a articulação administrativa da União, de Goiás, de Minas Gerais e do Distrito Federal na área do entorno do DF.

Crescimento econômico
Para o senador, a ação conjunta é importante porque se trata de uma área econômica contínua. “Prova disso é que trabalhadores do entorno vêm diariamente ao DF para trabalhar e para acessar serviços públicos”, argumenta.

Rollemberg defende ainda a atualização contínua da composição da Ride porque essa área econômica não é estanque, aumenta conforme o crescimento econômico. O senador lembrou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Distrito Federal – centro econômico da região – cresceu quase 120% de 1998 a 2009, descontada a inflação. “Portanto, é de se esperar um aumento da área de influência econômica do DF”, afirma.

Tramitação
Como foi apensado ao Projeto de Lei Complementar 80/99, já aprovado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano e de Constituição e Justiça e de Cidadania, o PLP 311/13 segue direto para votação pelo Plenário.

Reportagem - Maria Neves
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta