Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto
Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Câmara Notícias > Cidades > Comissão discute IDH dos estados da Amazônia Legal
30/10/2013 - 09h11

Comissão discute IDH dos estados da Amazônia Legal

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia promove audiência pública nesta manhã para discutir o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos estados da Amazônia Legal.

Foi convidada para o debate o Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marco Aurélio Costa.

O deputado Zequinha Marinho (PSC-PA), que propôs a audiência, ressalta a desigualdade existente na região da Amazônia Legal, que é constituída por nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Rondônia, Roraima e parcialmente pelo estado do Maranhão.

“Estados como o Amapá e Roraima apresentam um dos melhores níveis de escolaridade e IDH da região, embora sejam os que apresentam menores PIBs. Por outro lado, o Pará, que possui o maior PIB da região, apresenta indicadores bem mais modestos”, aponta Marinho.

O IDH é utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população. Os critérios utilizados para calcular o IDH incluem o grau de escolaridade, a renda e a expectativa de vida.

De acordo com dados de 2010, o Brasil apresenta IDH de 0,699 – ocupando o 73º lugar no ranking mundial.

O debate será realizado no Plenário 15, a partir das 11 horas.

Da Redação – ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'


  • Compartilhar no Orkut

  • Câmara Notícias
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619