Cidades e transportes

Proposta unifica valor de taxas de condomínio de um mesmo prédio

Proposta exige que moradores paguem o mesmo valor, independentemente do tamanho de cada imóvel.

29/05/2013 - 21:14  

Diógenis Santos
Antonio Bulhões
Antonio Bulhões: “Os condôminos fazem igual uso das áreas comuns das edificações".

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5035/13, do deputado Antonio Bulhões (PRB-SP), que muda a forma de cálculo do valor dos condomínios para garantir que todos os moradores paguem o mesmo valor.

A proposta altera a Lei dos Condomínios (4.591/64), que admite a possibilidade de a fixação da quota no rateio corresponder à fração ideal de terreno de cada unidade. Como essa variável depende da área da propriedade, há casos em que moradores das unidades maiores pagam valores proporcionais, ou seja, mais elevados.

Pelo projeto, fica estabelecido que a quota-parte no rateio corresponderá à divisão do valor total das despesas do condomínio pelo número de unidades autônomas da edificação.

“Os condôminos, independentemente das frações ideais de suas unidades, fazem igual uso das áreas comuns das edificações, utilizam os mesmos elevadores, o mesmo hall de entrada, o mesmo salão de festas, as mesmas áreas de lazer e os mesmos serviços de limpeza das áreas comuns”, destaca Bulhões.

Para o deputado, não há qualquer tipo de privilégio ou distinção entre os condôminos. “Assim, por que uns devem pagar uma taxa de condomínio mais alta se não gozam de qualquer privilégio?”, concluiu.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5035/2013

Íntegra da proposta