Cidades e transportes

Subcomissão vai acompanhar implantação de hidrelétricas no Norte

14/04/2011 - 13:34  

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional aprovou ontem a criação de uma subcomissão permanente para acompanhar o planejamento e a implantação de hidrelétricas na Região Norte do País. Um dos objetivos do colegiado é propor soluções que minimizem os impactos socioambientais da construção de novas usinas, como a de Belo Monte, no Pará.

O deputado Zé Geraldo (PT-PA), que propôs a instalação do colegiado, ressalta a importância de aproximar a população local do debate sobre o tema. "A Região Amazônica vai recepcionar um grande número de hidrelétricas nos próximos anos, como Belo Monte (que será a terceira maior do mundo), Itaituba (PA), Marabá (PA), Jirau (RO) e Santo Antônio (RO). A subcomissão poderá intermediar os pleitos das comunidades e dos municípios junto à União”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, o grupo vai verificar também se o plano de desenvolvimento regional referente à construção das usinas inclui outros investimentos necessários à região, como reforma agrária, saneamento básico, saúde e segurança pública.

Reportagem – Verônica Lima/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.