Cidades e transportes

Desenvolvimento Urbano cria subcomissões sobre transporte e tragédias ambientais

23/03/2011 - 12:21  

A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou nesta quarta-feira a criação de duas subcomissões, uma sobre tragédias e desastres em áreas urbanas e outra sobre os problemas de mobilidade e de transporte nas cidades.

A subcomissão sobre tragédias foi requerida pelo deputado João Arruda (PMDB-PR). O objetivo será acompanhar as ações dos ministérios das Cidades, da Integração Nacional e do Planejamento para prevenir os desastres naturais e criar mecanismos de proteção às populações das áreas urbanas afetadas pelos fenômenos da natureza. "Somente neste início de 2011, mais de uma dezena de cidades brasileiras sofreram danos derivados de enchentes, chuvas torrenciais, ventos e desmoronamentos, deixando milhares de desabrigados", justifica o deputado.

Já a criação da Subcomissão Permanente de Mobilidade Urbana e Transporte foi solicitada pelo deputado Roberto Dorner (PP-MT). "É necessário buscar soluções concretas para a crise da mobilidade urbana e do transporte público, que se agravou, em virtude do inchaço populacional e da falta de planejamento urbano de nossas regiões metropolitanas". Para o autor, o assunto ganha relevância em função de o País ser sede de grandes eventos mundiais, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Reportagem - Lara Haje
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.