Cidades e transportes

Comissão vai auxiliar trabalho de reconstrução de Petrópolis

18/03/2011 - 11:18  

A Comissão Especial  de Medidas Preventivas Diante de Catástrofes vai atuar nas ações para reconstrução do município de Petropólis (RJ) – cidade mais atingida pelas chuvas ocorridas no início do ano na região serrana do Rio de Janeiro. O pedido foi feito pelo bispo da cidade, Dom Filippo Santoro, e apresentado ontem ao presidente da Câmara, Marco Maia, pelo líder do PRTB, deputado Aureo (RJ), e pelo ex-deputado e ex-prefeito de Petrópolis Leandro Sampaio (RJ).

A presidente da comissão, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), explicou que o colegiado vai ajudar no processo de reconstrução da cidade, mas defende que o foco dos trabalhos seja nacional. Ela lembrou outras catástrofes ocorridas, como as secas na Amazônia, as enchentes no Nordeste no ano passado e o momento atual que Santa Catarina vive. “A comissão precisa se debruçar sobre um plano de enfrentamento de catástrofes para o País, com mudanças na Defesa Civil, em vez de atuar localmente”, apontou.

A  comissão, criada em janeiro, foi instalada ontem. Entre os objetivos do colegiado está a realização de estudos e levantamentos sobre áreas de risco, ações preventivas e o trabalho de reconstrução urbanísitica e recuperação econômica das áreas afetadas por enchentes e deslizamentos.

Da Redação/PCS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.